
Tempo de cozimento :15 minutos
Receita para 20 macarons
Receita básica para cascas simples de macaron de merengue francês
É importante prestar atenção aos seguintes pontos:
As claras devem estar em temperatura ambiente
O corante utilizado deve ser um corante em pó ou em creme (não líquido!)
Para otimizar as chances de obter uma coleira bonita enquanto o forno pré-aquece, coloque uma assadeira plana (não perfurada) no forno
Ao levar ao forno, coloque a assadeira perfurada sobre esta assadeira pré-aquecida para criar um choque térmico e ajudar as cascas a “descolar”.
O tempo, a temperatura e o método de cozimento (ventilador ou calor estático) podem variar de um forno para outro… o melhor é experimentar várias vezes se necessário e não desanimar, os macarons são muito caprichosos mas valem a pena.
Ingredientes
56 g de clara de ovo dividida em 2 vezes

75 g de açúcar de confeiteiro
75g de açúcar refinado
75 g de farinha de amêndoas

Corante alimentar em gel ou pó

Prepareção
Misture e peneire o açúcar de confeiteiro com a farinha de amêndoa ( tanto por tanto),despeje a primeira metade das claras e misture bem adicione o corante e reserve.

Merengue francês
Bata a segunda metade das claras em velocidade baixa na batedeira (com o fouet), assim que começarem a espumar, acrescente metade do açúcar refinado
Bata as claras em neve até ficarem bem firmes e acrescente o restante do açúcar.
Bata até obter um merengue firme e brilhante que lembra um “bico de pássaro

A macaronage
Adicione um terço do merengue à massa que você preparou e misture vigorosamente

Despeje um segundo terço do merengue na mistura e incorpore delicadamente
não quebre a textura do merengue
Misture delicadamente, raspando as bordas e virando a mistura sobre si mesma,
mas sem nunca bater
Para esta operação, precisamos de uma espátula de silicone
Despeje a última parte do merengue e incorpore delicadamente

Para saber se preparou a massa de macaron corretamente,levante a espátula, se a massa grudar ou se cair de uma vez, ainda não está no ponto você deve continuar, porque não está líquido o suficiente. Neste caso os biscoitos ficaram inchados depois de cozidos
Se a massa cair como um líquido, você mexeu demais, é tarde demais e é irrecuperável
Neste caso os macarons ficarão achatados depois de cozidos
O ponto ideal é quando a massa cai em fita dentro da tigela, como quando você deixa cair uma fita

Transfira a mistura de macaron para o saco de confeitar grande com um bico redondo de 10 cm
Na assadeira faça pequenas bolas contando até três para ter biscoitos regulares segurando o saco de confeitar verticalmente e espaçando-as cerca de 5 cm

Segure a assadeira com as duas mãos e solte ligeiramente o fundo contra a mesa para liberar as bolhas de ar
Deixar formar crosta durante cerca de 30 minutos ao ar livre, longe de correntes de ar e umidade

Quando o topo das cascas estiver seco ao toque, leve ao forno
Asse os macarons, uma assadeira de cada vez, por cerca de 12 a 14 minutos
Retire os macarons do forno e deixe esfriar um pouco na assadeira antes de tentar retirá-los com cuidado de baixo para cima.
Conselhos
Se você usar papel manteiga, use utensílios como facas de cozinha ou não importa o que você tenha à sua disposição para segurar o papal manteiga na assadeira, para evitar que o papel levante durante o cozimento e deforma os macarons.
Na assadeira disponha os biscoitos de forma escalada, para permitir um cozimento mais uniforme dos macarons, porque isso permite uma melhor difusão do calor.

Devemos achatar os macarons Segure a assadeira com as duas mãos e ligeiramente o fundo contra a mesa para liberar as bolhas de ar.
A crosta impedirá que a umidade liberada durante o cozimento “passe” pela parte superior da assadeira, forçando-as a passar pelas laterais isso faz com que as cascas subam durante o cozimento e evita quebrá-los, e isso cria a famosa coleira.
Para saber se as cascas estão prontas, toque suavemente com o dedo se não colar está bom.
Cozinhe a 160 C (Termostato 5) por 12 minutos
O tempo de cozimento é dado a título indicativo, pois cada forno é diferente, você deve ter cuidado para que os macarons estejam suficientemente cozidos, permaneçam macios, não sequem e acima de tudo que não não doure.
Você pode usar o truque “das duas assadeiras” coloque uma assadeira vazia no forno pra esquentar por 15 minutos, durante esse tempo deixe os biscoitos descansando em outra assadeira fora do forno para formar a crosta, depois leve a assadeira com os macarons ao forno sobre a assadeira vazia isto permite (em certos casos) fazer crescer os macarons e formar uma linda coleira.
Além disso, recomenda-se abrir 2 ou 3 vezes a porta do forno para deixar sair a umidade (se o forno estiver muito úmido, os macarons podem rachar).
Com alguns fornos, é até recomendado deixar uma colher na porta durante todo o cozimento para impedir que o forno se feche completamente e libere o vapor.
Uma vez fora do forno,aguarde 5 minutos antes de retirar as cascas depois retire imediatamente as cascas dos pratos para interromper o cozimento.
Não puxe os cascos sob risco de danificá-los.
Dobre o tapete de silicone ou papel manteiga sob a casca de baixo para cima para descolar e remova com cuidado.
Cuidado, nem todas as cores são iguais, algumas podem fazer com que os macarons estourem, você deve escolher um corante solúvel em água e não solúvel em gordura, além disso, sou a favor dos corantes em pó.
Recheios

Não há macarons sem recheio, e para acompanhar estas cascas tem uma vasta escolha de recheios para aromatizar conforme os seus desejos, um ganache de chocolate preto, chocolate ao leite ou chocolate branco, mas também cremes de manteiga, uma compota, uma coalhada etc.
Basta lembrar que o recheio não deve ficar muito úmido sob o risco de amolecer a casca e que deve ter textura firme o suficiente para segurar as duas cascas.