Aqui está uma receita que eu uso para fazer meus macarons, aqui é só a receita da casca.
São simples de fazer e as cascas são mais resistentes para serem conservadas na geladeira por até três dias, ou serem conservadas no congelador.
Ingredientes
100 g de farinha de amêndoa(se for casca de chocolate, substitua 20 g por chocolate amargo em pó )
100 g de açúcar de confeiteiro
70 g de clara de ovo( em 2 vezes)
75 g de açúcar refinado
Corante alimentar em pó vermelho ou rosa
Preparação
Em uma tigela grande e limpa peneire o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoas despeje a primeira metade das claras e misture bem.
Para cascas coloridas se quiser colorir as cascas, agora é a hora de adicionar corante alimentício
Misture por alguns segundos
Merengue suiço
Se você tiver uma batedeira poderá usar a tigela para o banho-maria
Aqueça água em uma panela
Na cuba da batedeira, despeje a outra metade das claras de ovo
Coloque e a cuba da batedeira sobre o banho-maria
Atenção: A água não deve ferver
Use um fouet manual e Sem parar de bater, verifique a temperatura, você deve parar quando a temperatura atingir 40°C ( é uma temperatura que você pode suportar com sua mão)
Retire do fogo imediatamente e leve a cuba imediatamente de volta à batedeira, na velocidade máxima, você pode usar um fouet elétrico ou uma batedeira de mão.
O merengue vai aumentar de volume
No mínimo de 10 minutos ou mais, a cuba da batedeira não deve mais estar quente ao toque, caso contrário, continue a bater.
É muito importante obter um merengue bem montado, para obter uma gola bonita nos biscoitos.
Adicione um terço do merengue à massa que você preparou e misture vigorosamente.
Despeje um segundo terço do merengue na mistura e incorpore delicadamente
não quebre a textura do merengue.
Misture delicadamente, raspando as bordas e virando a mistura sobre si mesma,
mas sem nunca bater.
Para esta operação, precisamos de uma espátula de silicone
Despeje a última parte do merengue e incorpore delicadamente.
Para saber se fez o macaron corretamente, vire a espátula se a massa grudar na espátula, ou se cair de uma vez, ainda não está no ponto você deve continuar, porque não está líquido o suficiente. Neste caso os biscoitos ficaram inchados depois de cozidos.
Se a massa cair como um líquido, você mexeu demasiadamente, é tarde demais e é
irrecuperável.
Neste caso os macarons ficarão achatados depois de cozidos.
O ponto ideal é quando a massa cai em fita dentro da tigela, como quando você deixa cair uma fita.
Transfira a mistura de macaron para o saco de confeitar grande com um bico redondo de 10 cm.
Na assadeira faça pequenas bolas contando até três para ter biscoitos regulares segurando o saco de confeitar verticalmente e espaçando-as cerca de 5 cm.
Segure a assadeira com as duas mãos e ligeiramente o fundo contra a mesa para liberar as bolhas de ar.
Asse os macarons, uma assadeira de cada vez, por cerca de 12 a 14 minutos.
Retire os macarons do forno e deixe esfriar um pouco na assadeira antes de tentar retirá-los com cuidado de baixo para cima.
Conselhos
Se você usar papel manteiga, use utensílios como facas de cozinha ou não importa o que você tenha à sua disposição para segurar o papal manteiga na assadeira, para evitar que o papel levante durante o cozimento e deforma os macarons
Na assadeira disponha os biscoitos de forma escalada, para permitir um cozimento mais uniforme dos macarons, porque isso permite uma melhor difusão do calor
Devemos achatar os macarons Segure a assadeira com as duas mãos e ligeiramente o fundo contra a mesa para liberar as bolhas de ar.
Ao contrário do merengue francês, não precisamos crostar os biscoitos, mas por segurança, pode-se deixar as assadeiras em temperatura ambiente por 15 minutos para que os biscoitos façam crosta.
A crosta impedirá que a umidade liberada durante o cozimento “passe” pela parte superior da assadeira, forçando-as a passar pelas laterais isso faz com que as cascas subam durante o cozimento e evita quebrá-los, e isso cria a famosa coleira.
Para saber se as cascas estão prontas, toque suavemente com o dedo se não colar está bom.
Cozinhe a 160 C (Termostato 5) por 12 minutos
O tempo de cozimento é dado a título indicativo, pois cada forno é diferente, você deve ter cuidado para que os macarons estejam suficientemente cozidos, permaneçam macios, não sequem e acima de tudo que não não doure
Você pode usar o truque “das duas assadeiras” coloque uma assadeira vazia no forno pra esquentar por 15 minutos, durante esse tempo deixe os biscoitos descansando em outra assadeira fora do forno para formar a crosta, depois leve a assadeira com os macarons ao forno sobre a assadeira vazia isto permite (em certos casos) fazer crescer os macarons e formar uma linda coleira.
Além disso, recomenda-se abrir 2 ou 3 vezes a porta do forno para deixar sair a umidade (se o forno estiver muito úmido, os macarons podem rachar).
Com alguns fornos, é até recomendado deixar uma colher na porta durante todo o cozimento para impedir que o forno se feche completamente e libere o vapor.
Uma vez fora do forno,aguarde 5 minutos antes de retirar as cascas depois retire imediatamente as cascas dos pratos para interromper o cozimento.
Não puxe os cascos sob risco de danificá-los
Dobre o tapete de silicone ou papel manteiga sob a casca de baixo para cima para descolar e remova com cuidado.
Cuidado, nem todas as cores são iguais… Algumas podem fazer com que os macarons estourem, Você deve escolher um corante solúvel em água e não solúvel em gordura. Além disso, sou a favor dos corantes em pó.