A arte de preparar uma mesa na França remonta ao século XVII, durante o reinado de Luís XIV, conhecido como o Rei Sol.
Nessa época, quando as refeições eram mais do que um simples ato de se alimentar, se tornaram um grande espetáculo visual e marca de luxo e etiqueta. A nobreza francesa, que vivia em palácios magníficos, desenvolveu um interesse particular por todos os aspectos da vida requintada, incluindo o serviço de mesa.
Essa prática se consolidou como símbolo de status e poder, por todo o mundo, a partir da disposição dos presentes durante a apresentação dos pratos, sendo cuidadosamente pensada para impressionar os convidados e refletir a sofisticação dos looks.
Expressão de luxo e requinte
Arrumar uma mesa à francesa é mais do que uma prática de etiqueta, é uma expressão de luxo e requinte.
Esse luxo não está apenas nos materiais utilizados, como porcelanas finas, cristais e pratarias, mas também no tempo, criatividade e dedicação na preparação da mesa.
Ao montar uma mesa em estilo francês, você oferece uma experiência única aos seus convidados, onde todos os detalhes são pensados para criar um ambiente de elegância e exclusividade.
O luxo também está na experiência sensorial proporcionada na visão de uma mesa impecavelmente arrumada, com taças de cristal, um toque suave de dois tecidos finos e um delicado aroma de transformação, sem esquecer uma atenção minuciosa aos detalhes, o respeito pela tradição e a vontade de oferecer o melhor aos nossos convidados.
Tradição e cultura
Servir uma mesa ao estilo francês é uma tradição que anda de mãos dadas com a organização dos utensílios.
É um ritual que expressa respeito pelos convidados e pela ocasião.
Esta prática tradicional reflete uma cultura que valoriza o bom gosto e a elegância em cada detalhe.
Na França, o ato de pôr uma mesa tradicional é uma forma de arte, uma expressão de hospitalidade e generosidade que transforma a refeição num acontecimento memorável.
Respeitar essa tradição é viver uma parte importante da história cultural francesa, transmitindo um profundo conhecimento das regras de etiqueta e uma profunda sensibilidade estética.
Cada elemento da mesa tem seu local específico, e as semelhanças e harmonia são fundamentais.
Os pratos, copos e talheres são arrumados de maneira funcional e visualmente agradáveis, com a ordem de uso sendo da esquerda para a direita, com um espaço de 30 centímetros separando os convidados, um prato normalmente é posicionado a 2 cm da borda da mesa.
Um aspecto tradicional da cultura é o corte das carnes e dos peixes, que deve ser feito com precisão e elegância e deve ser feita à mesa, na presença dos convidados.
Serviço à la francesa
Se você quer uma mesa no estilo francês, deve prestar atenção ao mínimo de detalhes:
Primeiro, toda a mesa deve ser de alta qualidade, de preferência com tons neutros ou com uma combinação perfeita das cores com guardanapos e toalhas muito bem passados, sem nenhuma marca.
Para colocar os garfos, posicione-os da seguinte forma: da esquerda para a direita,começando pelo garfo de aperitivo, o garfo de peixe e depois o garfo de carne.
Os pratos devem estar, obviamente, posicionados no centro, entre os talheres.
O prato das entradas pode ser colocado sobre o prato principal.
Porém, em um restaurante, cada prato geralmente é retirado pelo garçom à medida que a refeição avança.
No topo do prato pode ser colocado um garfo ou colher de sobremesa, este também é o lugar da faca de queijo.
À esquerda do prato colocamos as facas e a colher de sopa.
Aqui na França, a posição deles é a seguinte, da direita para a esquerda: colher de sopa, faca de entrada, faca de peixe e depois faca de carne.
Respeitando a tradição e o estilo francês, posicione o prato de pão e a faca de manteiga no canto superior esquerdo do prato.
Os copos são posicionados do outro lado do prato, da esquerda para a direita da seguinte forma: copo de água, copo de vinho tinto e copo de vinho branco.
Para finalizar, um pequeno arranjo floral ou centro de mesa pode ser colocado no meio da mesa, dando um toque de sofisticação e charme.
Tradicionalmente a arte da mesa francesa exige que o guardanapo seja dobrado dentro do prato do almoço, já para o jantar, o guardanapo dobrado deve ser colocado à esquerda dos garfos.
A evolução
Depois de séculos de tradição, a arte da mesa francesa evoluiu.
Respeitar as tradições e seguir os seus passos não significa que estes valores estejam congelados no tempo.
Hoje,os donos de restaurantes podem usar a criatividade para oferecer locais simpáticos e autênticos, com decorações contemporâneas que misturam luxo, requinte, simplicidade, cultura e tradição.
A criatividade é fundamental e é sempre valorizada na hora de montar uma mesa contemporânea.
Temas, cores e formas se misturam para criar um universo particular.
Com a mesa posta, é hora de começar a servir e servir uma refeição que atenda às expectativas dos seus convidados.