Na França o verão abrange os meses de junho, julho e agosto, que é o período mais quente e ensolarado do ano no Hemisfério Norte.
É a estação das ondas de calor, mas também das tempestades.
Este é o período das festas locais e tradicionais,das feiras ,das férias, das praias, bares e restaurantes com terraços lotados.
O verão aqui na França é marcado também pela chegada das frutas e legumes da estação,que impõem uma grande mudança nos hábitos alimentares dos franceses, que preferem pratos mais rápidos e ricos em legumes, saladas e frutas de preferência servidos crus.
No verão o francês adora comer frutas e legumes frescos!
No que diz respeito às frutas, os franceses têm um gosto particular por aquelas que podem ser apreciadas naturalmente.
Pedir uma fruta suculenta ou saborear uma salada fresca é a forma de consumo preferida, refletindo um desejo de simplicidade e frescura.
Os legumes também ocupam um lugar especial na mesa durante a temporada.
O consumo de saladas cruas, em particular, é muito apreciado, sendo que 86% dos franceses preferem esta forma de preparo.
As saladas de macarrão, por exemplo, são uma escolha popular, com 57% dos entrevistados confirmando o gosto por este prato refrescante, ideal para acompanhar os dias quentes de verão.
Morango e tomates, as estrelas do verão!
O tomate, que pode ser considerado uma fruta e não uma leguminosa, é a rainha suprema dos vegetais preferidos da estação.
Com 76% dos franceses afirmando gostar muito de tomate, esse ingrediente versátil está na lista de preferências, seguido pelas saladas como alface romana, batatas precoces, feijão verde e pepino.
Além disso, quando o assunto é fruta, o tomate perdido é protagonista do morango.
Com 81% dos franceses expressando seu amor por essas frutas, o morango se destaca como a estrela da verdade, à frente de outras frutas populares como o damasco, melão, pêssego e a nectarina.
O hábito de comprar frutas e legumes frescos também é forte na França, já que a maioria dos franceses os compra pelo menos uma vez por semana.
A tendência de comprar regularmente frutas e vegetais frescos reflete a importância dos alimentos na dieta francesa, especialmente durante o verão.
Equilíbrio e frescor
O valor gasto na semana é distribuído quase igualmente entre frutas e legumes, sendo que uma pequena parcela vai para a batata.
Este equilíbrio reflete uma alimentação rica e variada, que prioriza a qualidade e o frescor dos alimentos.
O é verão na França um momento de celebração dos frescos e dos sabores naturais que a terra oferece.